domingo, 6 de julho de 2008

Escritora destaque do mês de junho:

Clarice Lispector

Nossa pergunta do blog no mês de junho, foi sobre quem escreveu o livro "A hora da estrela" nossa intenção foi de destacarmos a escritora Clarice Lispector.


Clarice Lispector, foi amiga da escritora que escolhemos como destaque do blog em maio, Lygia Fagundes Telles.
Lygia, no livro "Histórias de Mistério, nos conta em "Onde estiveste de noite?" como ficou sabendo da morte de sua amiga Clarice. Vale a pena ler e se emocionar em relação a amizade das duas escritoras, e em como Lygia descobriu e encarou a morte da amiga.
Semana passada, recebemos o livro "O vôo supersônico da galinha Galatéia", de Cláudio Fragata, do FNDE/2008, na introdução o autor se refere a uma das histórias de Clarice " A vida íntima de Laura".
Laura é o nome da galinha da história e no final Clarice escreve "Se você conhece alguma história de galinha, quero saber. Ou invente uma bem boazinha e me conte".

Cláudio Fragata, conta que Caio Fernando Abreu, inventou uma história de galinha, e quis contar para Clarice, mesmo ela já tendo morrido, escreveu o livro "As frangas". Caio Fernando de Abreu e Cláudio eram amigos. Caio incentivou o Cláudio a escrever uma história de galinha para Clarice.

Caio morreu e anos depois, incentivado pela amiga Fanny Abramovich, Cláudio escreveu " O vôo supersônico da galinha Galatéia."

Segundo, Cláudio agora é a vez da Fanny, escrever uma história de galinha para a Clarice e o Caio.

Clarice é uma das maiores escritores do nosso país, escreveu lindas histórias, e foi escolhida por nós, para ser homenageada no blog, pela sua riqueza e singularidade, na sua obra e na sua vida.

Os livros citados acima, estão disponíveis na biblioteca.

Clarice Lispector:

Clarice Lispector, nasceu em 10/12/1920, na Ucrânia, e faleceu, em 9/12/1977, no Rio de Janeiro. De família judaica, seu nascimento ocorreu durante a viagem de emigração da família ao continente Americano. Aportaram no Brasil quando tinha pouco mais de um ano de idade. A família chegou a Maceió, em 1922, Clarice Lispector começou a escrever logo que aprendeu a ler, na cidade de Recife.

Em 1944 publicou seu primeiro romance, Perto do coração selvagem. A literatura brasileira era nesta altura dominada por uma tendência essencialmente regionalista, com personagens contando a difícil realidade social do país na época. Clarice Lispector surpreendeu a crítica com seu romance, seja pela problemática de caráter existencial, completamente inovadora, seja pelo estilo solto elíptico, e fragmentário.

Seu romance mais famoso talvez seja A hora da estrela, o último publicado antes de sua morte. Este livro narra a vida de Macabéa, uma nordestina criada no estado de Alagoas que migra para o Rio de Janeiro, e vai morar em uma pensão.

Alguns dos seus livros:

Romance

Conto

Literatura infantil

Fonte: Wikipédia (internet) e outros livros.

Nenhum comentário: