quarta-feira, 2 de março de 2011

Encontro do escritor Moacyr Scliar com alunos da Escola - Dezembro 2009

Adeus ao Moacyr Scliar

Moacyr Scliar nasceu em Porto Alegre, no dia 23 de março de 1937, formou-se em medicina e especializou-se em saúde pública.

É o sétimo ocupante da cadeira nº 31 da Academia Brasileira de Letras, foi eleito em 2003, e é reconhecido como um dos grandes escritores brasileiros da atualidade.

No dia 12 de dezembro de 2009, recebemos na Escola a visita de Scliar, a atividade integrou o programa de Leitura Adote um Escritor (SMED/Câmara do Livro).

Aprendemos a admirar ainda mais este escritor, pois com muito humor e disposição, ele conversou com os alunos do III ciclo, e de forma simpática foi contando a sua trajetória de vida e de escritor.

Professores e alunos ficaram encantados com as histórias de sua infância e adolescência. Descobrimos a sua paixão pelos livros e como aprendeu a valorizá-los com a família. Contou que a sua carreira de médico iniciou no Posto de saúde do Murialdo e de como esta comunidade (Morro da Cruz) é especial e organizada.

Lendo o jornal Zero Hora, no dia de ontem, descubro uma frase sua:

“Só não vou mais a escolas porque não tenho condições. Se atendesse a todos os pedidos estaria todo dia em algum lugar do Brasil. É uma emoção, olho para aqueles rapazes e moças e me vejo no meio deles, vejo o fascínio que tinha pela figura do escritor”.

Nossa Escola teve o privilégio de receber Moacyr Scliar, e sem dúvida podemos atestar que ele realmente se dava por inteiro nos encontros com os alunos. Lembraremos sempre dele pela inteligência e de como era um escritor brilhante, preocupado com as questões do seu tempo, com a ética e a humanidade. Mas, para quem teve a sorte de presenciar um encontrou seu com alunos, lembrará ainda mais dele como um ser humano generoso e simples.

No encontro realizado com adolescentes na nossa Escola, ele conseguiu envolvê-los com histórias de sua vida e nas entrelinhas desta conversa, o que percebíamos era a sua paixão por viver e escrever. Para nós, Moacyr Scliar será um imortal sempre, por causa de alguns de seus contos e livros, mas também por conseguir conversar com adolescentes sobre coisas simples e essenciais da vida. Tivemos em 2009, na Escola, não apenas um escritor imortal, mas um Mestre.



-----------------------------------------------

Realizamos na Escola, uma homenagem ao escritor Moacyr Scliar, relembramos o seu encontro com os alunos em 2009 (olhamos fotos do encontro e do material que foi produzido na Escola a partir da leitura dos seus textos).

Depois alguns professores leram a crônica: " O primeiro caderno" retirada do livro "Um país chamado infância". Crônica que tem tudo a ver com o nosso início de ano letivo ou quem sabe com a nossa vida, pois quem já não desejou (como nos diz Scliar) passar a vida a limpo, e começar a reescrevê-la, em um caderno novinho em folha e com todo capricho e dedicação?!.


Nenhum comentário: