sábado, 22 de novembro de 2008

OFICINA DE MÁSCARAS




No sábado do dia 08 de novembro realizou-se na Escola uma oficina de máscaras Africanas, envolvendo alunos e pais.



A oficina foi ministrada pelas professoras: Abrilina e karina.



O trabalho foi realizado utilizando diversos materiais: papel, massinha de modelar, tinta, lápis de cor, etc...



As máscaras Africanas


Mascara Gelede do Benin no Brasil

As "máscaras" são as formas mais conhecidas da plástica africana. Constituem síntese de elementos simbólicos mais variados se convertendo em expressões da vontade criadora do africano.

(...)

A máscara transforma o corpo do bailarino que conserva sua individualidade e, servindo-se dele como se fosse um suporte vivo e animado, encarna a outro ser; gênio, animal mítico que é representando assim momentaneamente. Uma máscara é um ser que protege quem a carrega. Está destinada a captar a força vital que escapa de um ser humano ou de um animal, no momento de sua morte. A energia captada na máscara é controlada e posteriormente redistribuída em benefício da coletividade.

Fonte: Wikipedia (22/11/2008)

A máscaras africanas são confeccionadas na sua grande maioria de madeira, fibra vegetal e resina, as técnicas de construção são diferentes, mas muitos aspectos são comuns, que são as funções que elas desempenham. Estão presentes nas cerimônias de ritos de iniciação masculina e feminina, casamentos, funerais, etc... Fonte: Revista Kontexto Cultural.blogspot.com

Nenhum comentário: