segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Lendas e contos gauchescos

Desenho do aluno Eduardo

Apresentamos aos alunos na biblioteca (inspirada na Semana Farroupilha) 3 histórias gaúchas:

A 1ª história apresentada foi a lenda mais famosa do Rio Grande do Sul, o "Negrinho do Pastoreio" que faz uma denuncia de como foi a escravidão no RS.


Esta lenda foi recontada por Moacyr Scliar no livro Historinhas pescadas (vol. 2, ed. Moderna, São Paulo, 2001).

Sim, o negro é também um dos formadores do povo gaúcho.




"Habitante do campo foi gaudério, nômade e viveu, também à margem da sociedade escravagista. Foi quilombola. É gaúcho, sim, com a marca de trabalhador rural a cavalo. O gaúcho negro sempre existiu e existe. Viveu e vive nas instâncias e em pequena ou minipropriedades rurais aqui no Sul." (O negro no Rio Grande do Sul, ed. IPHAN,Fundação Cultural Palmares,Ministério da Cultura, POA, 2005)

A 2ª história apresentada foi a lenda "Sepé Tiaraju".

Durante a Guerra Guaranítica (guerra dos Guaranis contra as invasões dos portugueses e espanhóis e em defesa da manutenção dos Sete Povos das Missões) surgiu um grande Cacique chamado José Tiaraju, mais conhecido como Sepé.

Conta-se que Sepé, possuia uma marca de nascença na testa em forma de estrela, e ao morrer na batalha de Caiboaté, em 07 de fevereiro de 1756, esta estrela, que brilhava nos momentos de batalha, saiu de sua testa e foi formar a constelação do Cruzeiro do Sul.
Mostramos também aos alunos algumas cenas atuais de índios Guaranis no Estado e a música gaúcha "Louvor à Sepé Tiaraju" de Barbosa Lessa/int. Antônio Gringo, do Dvd "Sepé Tiaraju e o povo Guarani".

Para saber mais sobre a lenda:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Sep%C3%A9_Tiaraju


Lunar de Sepé de João Simões Lopes Neto:

http://www.ufpel.tche.br/pelotas/saosepe.html


E no livro de Carlos Urbim também encontramos a lenda de Sepé Tiaraju ( além de outras lenda gaúchas com uma maravilhosa ilustração do Rodrigo Rosa).






A 3ª história apresentada foi o Conto Gauchesco "De outro mundo" de Dioclécio Lopes.

Como todos povos, o Gaúcho também criou e recriou histórias de assombração e de terror.

Encontramos a animação "De outro mundo" que foi realizada para a página da zero hora e clicrbs na Semana Farroupilha e a utilizamos com os alunos.



Para assistir acesse o link abaixo:

http://www.clicrbs.com.br/especial/rs/regionalismo/19,0,2658800,Contos-Gauchescos-De-outro-mundo.html




Nenhum comentário: