segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Um Presente de Natal

Moacyr Scliar na Escola


Conversando com os alunos e professores

No último dia 12 de dezembro, recebemos na Escola a visita de Moacyr Scliar, a atividade faz parte do programa de Leitura Adote um Escritor (SMED/Câmara do Livro).












Caricatura do Moacyr Scliar desenhada por Otávio da C15


Moacyr Scliar, escritor gaúcho, médico, com mais de 80 livros publicados, membro da ABL - Academia Brasileira de Letras, traduzido para mais de 20 países, reconhecido internacionalmente e nacionalmente pela sua obra, já recebeu diversos prêmios de literatura e alguns de seus textos já foram adaptados para tv, cinema e teatro.



Com muito humor e disposição, ele conversou com os alunos do IIIº ciclo, e de forma simpática foi contando a sua trajetória de vida e de escritor. O grupo de professores e alunos ficaram encantados com as suas histórias de infância e adolescência. Ouvimos sobre a sua paixão pelos livros e como aprendeu a valorizá-los com a família. Contou que a sua carreira de médico iniciou no Posto de saúde do Murialdo e de como esta comunidade (do Morro) é especial e organizada.


Antes da visita do autor, foi realizado um trabalho com os alunos, partiu-se da apresentação do escritor e da sua obra, posteriormente as turmas envolvidas leram contos e crônicas. Sem dúvida alguma, os alunos foram aprendendo a divertir-se e a surpreender-se com a imaginação e o humor do autor.



Em uma das turmas do III ciclo, a professora Mara de português relata que já ouviu dos alunos o pedido de se ler mais histórias do cotidiano (referindo-se ao livro de Scliar “O imaginário cotidiano”).





Co
m o conto “A orelha de Van Gogh", os alunos da professora Gil de arte educação, realizaram trabalhos de releitura da obra de Vang Gogh e desenharam labirintos e orelhas, fazendo uma referência ao final do conto.
















Do livro "Mistérios de Porto Alegre" a história "Os chimpanzés da Vila Nova” de Moacyr Scliar, foi ilustrada pelo aluno Dener da C22.



Nenhum comentário: