segunda-feira, 8 de março de 2010

Mulher


Com licença poética

Adélia Prado

Quando nasci um anjo esbelto,
desses que tocam trombeta, anunciou:
vai carregar bandeira.
Cargo muito pesado pra mulher,
esta espécie ainda envergonhada.
Aceito os subterfúgios que me cabem,
sem precisar mentir.
Não sou tão feia que não possa casar,
acho o Rio de Janeiro uma beleza e
ora sim, ora não, creio em parto sem dor.
Mas o que sinto escrevo. Cumpro a sina.
Inauguro linhagens, fundo reinos
-- dor não é amargura.
Minha tristeza não tem pedigree,
já a minha vontade de alegria,
sua raiz vai ao meu mil avô.
Vai ser coxo na vida é maldição pra homem.
Mulher é desdobrável. Eu sou.




Datas importantes para as Mulheres (link abaixo):



http://200.130.7.5/spmu/docs/integra_datas.pdf



Sugestão de livros na biblioteca com a temática gênero:


Tchau – Lygia Bojunga

Crianças famosas: Chiquinha Gonzaga

Nossa- garotas são de saturno, garotos são de júpiter...- Kathryn Lamb

Nó na garganta- Mirna Pinsky

História meio ao contrário- Ana Maria Machado

Malcriadas – Maria José Silveira

Menino brinca de boneca? Marcos Ribeiro

Romeu e Julieta- Ruth Rocha

Maria Mole- André Neves

A princesa que não sabia chorar- Marô Babieri

As mil e uma noites- Tradução Ferreira Gullar

Histórias da Preta- Heloisa Pires Lima

As tranças de Bintou- Sylviane A. Diouf

Menina bonita do laço de fita – Ana Maria Machado

Frida – Jonah Winter

Frida Kahlo- Jill A. Laidlaw

Gravidez saudável- Cynthia Howlett

O rei sapo- irmãos Grimm

O menino Nito – Sonia Rosa

Aninha e João- Lúcia Miners/Paula Yne

O fusquinha cor-de-rosa- Caio Riter

Ser menino e ser menina- Coleção sexo e sexualidade- editora Brasileitura

Tarsila do Amaral- Mestres das artes no Brasil

Senhora Rezadeira – Denise Rochael

Pagu- Lia Zatz

Cleópatra- Maicon Tenfen

Joana D’Arc – Maicon Tenfen

Meu livro de Cordel- Cora Coralina

Sete faces da Mulher- Coleção Veredas/Carlos Queiroz Telles...

Mulheres – Eduardo Galeano

Bárbara e Alvarenga- Nelson Cruz

Laços de família- Clarice Lispector

A mulher que escreveu a bíblia – Moacyr Scliar

Histórias tecidas em seda- Lúcia Hiratsuka

...e muitos outros livros....

você encontra na biblioteca.

Nenhum comentário: