segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Lendo as obras do Escritor Kalunga

A biblioteca, assim como os professores trabalharam intensamente com os livros do Escritor Kalunga, autor adotado este ano pela Escola.

Para as turmas do I e II ciclos, a biblioteca realizou atividades com  dois poemas retirados do livro "Quero-Quero".
 

O primeiro poema apresentado aos alunos foi "A cigara e a formiga". Trabalhamos com a intertextualidade do poema, relacionando-o com a fábula "A cigara e as formigas" retirada do livro "Fábulas" de Monteiro Lobato.



O segundo poema apresentado foi "Romance do Quero-Quero", sendo véspera da semana Farroupilha aproveitamos e falamos sobre a lenda da ave símbolo do Rio Grande do Sul, o quero-quero. Utilizamos o livro "Um quero-quero me contou..." de Léia Cassol e a história "Sentinela dos Pampas".





A professora Janice da turma A21, selecionou algumas falas dos alunos em relação a interpretação do poema "Carta de amor", abaixo o poema e as falas de alguns alunos:

  
Carta de Amor
 Kalunga

 ... e segue adiante,
querido elefante,
o meu retratinho,
com prova sincera
de quem te espera
cheia de carinho.


... por aqui eu vou vivendo,
muitos poemas escrevendo,
todos eles para ti,
e não adianta nem um pouco
as cantadas feito um louco
que me passa o jabuti.


... estou que não tem mais jeito,
custo a dormir quando deito,
mal me olham e quero briga.
Parece que o tempo não passa,
sem te ver tudo é sem graça.
Com beijos,
 da tua formiga


Sobre a carta de amor ... (falas dos alunos em relação ao poema)

" Como pode uma formiga amar um elefante." (Vítor Paulo)
 " Ele é grande e  ela é pequena." (Érick Rocha)
" Na imaginação tudo pode...".  ( Vítor Gabriel)
" Agora eu entendi, a formiga tá apaixonada pelo elefante e o jabuti quer enfeitiçar ela... " (Érick da Rocha)

Nenhum comentário: