quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Contos de animais - do mundo todo- ( parte II )





Na terça-feira, 06 de agosto de 2013, postamos neste blog, do livro "Contos de animais- do mundo todo"- (parte I), de Naomi Adler e Ilustrados por Amanda Hall, a história: "O coração do macaco".






Caso você tenha interesse de conhecer a história completa acesse o link e leia a primeira parte da história. Depois retorne a esta postagem.A 1ª parte da história "O coração do Macaco" você encontra em:


Continuando a história:

(...) O Crocodilo já tinha um plano para pegar o Macaco.
- Macaco – ele disse -, ultimamente você tem sido muito bom para mim, oferecendo essas frutas maravilhosas para meu grupo. Gostaria de retribuir sua gentileza. 
Faz tempo que estou pensando em convidá-lo para ir à minha casa, lá no rio, para eu apresentá-lo ao meu grupo. 
Meu chefe gostaria muito de conhecê-lo. 

O Macaco respondeu: 
- É muita gentileza sua. Eu também gostaria de conhecer seu chefe e seu grupo, mas como posso ir até lá? 
Vocês moram na água, eu morreria afogado se tentasse chegar à sua casa. Eu não sei nadar, meu caro Crocodilo. 
- Isso se resolve- replicou o Crocodilo. – Nós também sobrevivemos à beira da água. Posso levá-lo até lá. Sente-se nas minhas costas, que eu o carrego para atravessar o rio. 

O Macaco aceitou. Estava feliz por ter um amigo tão bom. Pulou do alto da mangueira para as costas do Crocodilo. E o Crocodilo saiu nadando, levando o Macaco. 
Ao chegar ao meio do rio, o Crocodilo foi afundando, afundando cada vez mais. Achou que seria bom afogar o Macaco antes de chegarem à margem do rio. E assim eles foram afundando na água. 
O Macaco gritou: 
- Estou me molhando. Por favor, Crocodilo, não afunde mais. 
O Crocodilo não disse nada e foi afundando, afundando sempre. 


O Macaco então percebeu que alguma coisa estava errada e ficou muito assustado. 
Ele gritou: 
- O que você está fazendo? Se afundar mais, eu vou me afogar. 

O Crocodilo respondeu: 
- Não posso continuar escondendo a verdade, meu caro amigo. Meu chefe está muito doente e vai morrer se não comer um coração de macaco. 
O Macaco ficou perplexo e apavorado. 
Mordeu o lábio para não gritar, precisava pensar num jeito de se salvar. Finalmente, ele disse com a maior calma possível: 
- Ora, amigo, por que não disse antes que precisava do meu coração para salvar seu chefe? Eu o teria trazido comigo. 

- O quê? Você não trouxe seu coração? Perguntou o Crocodilo, surpreso. 
- Não. – disse o Macaco. – Quando saio, sempre deixo meu coração na mangueira. Vamos voltar depressa para buscá-lo para seu chefe. 

Rapidamente, o Crocodilo fez meia-volta e nadou até a mangueira. Chegando lá, o Macaco saltou das costas do Crocodilo para a árvore e subiu bem depressa. 



Lá de cima, ele gritou: 
-Crocodilo bobo! Então você não sabe que os macacos carregam o coração no peito, como todo o mundo? Bobalhão, acha que eu ia voltar até seu grupo para ser morto? 
O Macaco ria, ria. 
- Volte para seu lugar, nossa amizade acabou. 




O Crocodilo foi descendo o rio, muito envergonhado. Verteu uma grande lágrima de crocodilo ao perceber a bobagem que tinha feito e pensar que tinha perdido seu melhor amigo. 
O Macaco, sempre dando risada, atirava mangas podres no velho crocodilo bobalhão. 

Ao ouvirem as risadas do Macaco, todos os animais da floresta foram se reunir em volta da mangueira, para saber o que tinha acontecido. O Macaco lhes contou como tinha se safado e os aconselhou a nunca fazer amizade com alguém que não mereça, isto se quisessem viver por muito tempo, como a Tartaruga.





Nenhum comentário: