sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Carnaval na Escola

Cartaz na biblioteca da Escola
      
 Mamãe eu quero, Pirata da perna de pau, Jardineira, Oh abre alas, Pelo telefone, e outras...


As turmas do I e II ciclo desfilaram com suas máscaras e pularam carnaval na sala dos espelho com suas professoras.
Durante a semana foi realizado um trabalho com as turmas sobre a festa mais popular do nosso país. 


Trechos abaixo retirado a publicação: Cadernos do Museu I- Carnavais de Porto Alegre- Texto de Flavio Krawczyk, Iris Germano e Zita Possamai. Porto Alegre, Secretaria Municipal da Cultura, 1992.


Bacanal, Carnem Levare, carnaval
"A derivação mais aceita do termo Carnaval vem do latim medieval Carnem Levare (caro: carne; levare: pôr de lado), referindo-se à abstinência de carne durante os quarenta dias de Quaresma, no calendário cristão.

A origem da festa é incerta. Alguns atribuem a mesma aos cultos agrários da Antiguidade, nos quais homens e mulheres mascarados e com os corpos pintados saíam em cortejos.
Outras fontes vêem esta festa como nascida dos cultos à Ísis, deusa da fertilidade, ou às venerações às divindades hebraicas. Cultos estes praticados em época de plantio ou de colheita e relacionados aos ciclos da natureza.
Na Roma antiga a descrição das Bacanais, Lupercais e Saturnais - festas ao culto dos deuses Baco, Pã e Saturno - lembram o Carnaval de hoje.
(...)
Outra possível origem do Carnaval está na idade média, quando este é caracterizado pelas festas dos inocentes e dos doidos e pela batalha das flores.
Havia nesse período a batalha de confetes, ovos, urina e farinha, conhecida como "Buffonerie". Nesse período surgem os bailes de máscaras, o Carnaval expande-se por toda a Europa (...)"

Acervo da biblioteca


"Pesquisar o carnaval de rua de Porto Alegre é fundamental para a compreensão da cultural de segmentos da população negra da cidade. 
Tanto pelo fato de resgatar uma memória social de grupos e indivíduos esquecidos e, de certa forma, ainda marginalizados na sociedade, como por evidenciar uma série de práticas e representações associadas aos carnavalescos de rua, no passado e no presente, que os identifica enquanto grupo e que traduz uma forma singular de vivenciar e perceber o mundo."
Josiane Abrunhosa da Silva


Fotos da festa de carnaval no turno da manhã










Sobre a temática carnaval na Escola Morro da Cruz em anos anteriores:



Fotos da festa no turno da tarde
































2 comentários:

Ana Sílvia Becker disse...

Que show! Adorei a criatividade e o entusiasmo dessa gurizada! Parabéns aos prof°s e alunos pelo belo trabalho. Ana Sílvia Becker

Ana Sílvia Becker disse...

Que show! Adorei a criatividade e animação. Parabéns aos prof°s e alunos pelo belo trabalho. Ana Sílvia