quinta-feira, 14 de agosto de 2008

Fique por dentro das mudanças ortográficas

Ortografia
Dentro de menos de cinco meses, no dia 1º de janeiro de 2009, o leitor poderá abrir seu jornal e deparar com notícias escritas em um português diferente.
Na área educacional, haverá um período de três anos durante o qual valeriam as duas regras. Os professores apresentariam em sala de aula as mudanças, mas ninguém poderia considerar erro usar a ortografia antiga em provas, vestibulares ou concursos públicos.
A unificação da ortografia do português vem sendo gestada desde 1991, quando os países lusófonos firmaram o acordo.

Confira quais são alterações previstas no acordo ortográfico, que vai unificar a escrita da língua portuguesa nos oito países em que ela é usada:

Acento agudo
O acordo prevê a eliminação do acento agudo nos ditongos abertos "ei" e "oi" de palavras paroxítonas, como "assembleia", "heroica", "ideia" e "jiboia".

Trema
O trema será extinto. Exemplos: "linguistica", "aguentar", "frequência" e "arguir".

Circunflexo
O circunflexo é suprimido nas formas verbais "creem", "leem", "deem", "veem" e seus derivados ("descreem", "releem", "reveem").

Hífen
Pela nova norma, não se emprega o hífen nas formações em que o prefixo ou falso prefixo termina em vogal e o segundo elemento começa por "r" ou "s", devendo essa consoante ser duplicada. Palavras como "anti-religioso", "anti-semita" e "extraregular" ficariam "antirreligioso", "antissemita" e "extrarregular". Em formações com os prefixos acentuados "pós", "pré" e "pró", quando o segundo elemento tem vida à parte, mantém-se o hífen, como "pré-requisito".

Consoantes
Os portugueses passariam a escrever como os brasileiros, retirando consoantes não pronunciadas em palavras como "adoptados" (ficará "adotados") e "afectivo" ("afetivo").

Acento circunflexo
O acento circunflexo é eliminado em casos de duplo "o": "voo", "enjoo", "abençoo".

Acento diferencial
O acento diferencial entre "forma" (substantivo e verbo) e "fôrma" (substantivo) passa a ser facultativo.

Acento agudo diferencial
O acordo elimina o acento agudo diferencial de palavras homógrafas. Ficariam sem acento tanto o "pára" (verbo) como o "para" (preposição)
O acento agudo diferencial de palavras também é retirado nos exemplos a seguir: "pela", "pelo" e "polo". A exceção a essa regra será a manutenção do acento diferencial entre as palavras "pôde" e "pode".

K, w e y
Incorporação ao alfabeto das letras "K", "W" e "Y", aumentando-o de 23 para 26 letras.

Vogais Tônicas
Não levam acento agudo as vogais tônicas "i" e "u" das palavras paroxítonas quando precedidas de ditongo. Passaríamos a escrever "baiuca" e"baiuno". Não leva acento agudo o "u" tônico de formas rizotônicas dos verbos "arguir" e "redarguir": "arguis", "argui", "redarguis" e "redargui".

Dupla grafia
Facultativamente, o acordo continua autorizando a dupla grafia para fazer diferenciação: "louvámos" (passado) em oposição a "louvamos" (presente) e "amámos" (passado) em oposição a "amamos" (presente).

H mudo
Mudança no "h" mudo. Para Portugal, há retirada do "h" presente em palavras como "húmido" (ficará "úmido") e "herva" ("erva").

Nos outros países
- Cada um dos oito países lusófonos pode adotar um cronograma próprio. Portugal, por exemplo, fixou como data final janeiro de 2015.
- Os outros países ainda não fecharam questão.
Fonte: Jornais ZH e Folha de São Paulo (junho de 2008)

Nenhum comentário: