segunda-feira, 13 de julho de 2009

Congresso Municipal

Saiu no site da SMED no dia 30/06/2009



Foto: Divulgação/PMPA


Comunidades regionais escolares reúnem-se com a Smed em julho


Continuam os debates para o Congresso Municipal de Educação

As escolas municipais mobilizam-se para o 4º Congresso Municipal de Educação, a ser realizado em outubro. Amanhã, 1º, representantes de escolas da regional 5 reúnem-se no auditório da Escola Municipal de Ensino Médio Emílio Meyer, às 14h, para discutirem o documento-base do evento. No mesmo dia, às 19h, acontece o encontro da regional 6 na Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Anísio Teixeira.

No sábado, 27, foi a vez das escolas da regional 3 reunirem-se no auditório da Secretaria Municipal de Educação (Smed). Estiveram presentes, além da coordenadora da regional, Maria Aparecida Marques, e de assessores, outros 42 representantes das escolas de educação infantil Vila Nova São Carlos, Vila Mapa II, Padre Ângelo Costa, Maria Marques Fernandes e Walter Silber e das escolas de educação fundamental Afonso Guerreiro, São Pedro, América, Morro da Cruz, Judith Macedo de Araújo e Saint Hilaire.

As discussões do documento-base começaram neste mês e se estendem até o final de julho. O primeiro encontro foi dia 18, correspondente à regional 7. Estão previstas reuniões da regional 8, em 9 de julho, às 14h, no auditório da Smed. Dia 11, às 9h, acontece a da regional 2, no auditório da secretaria. As regionais 1 e 4 não definiram as datas. O calendário de reuniões preparatórias começou em março, quando as discussões se deram nas escolas e conselhos escolares, sendo agendadas, organizadas e acompanhadas pela assessoria pedagógica da Smed.

Diretrizes - Na fase atual, os temas são trazidos pelos conselheiros e diretores de cada escola para os encontros regionais. Nessa etapa, são convidados a participar a Associação de Trabalhadores em Educação de Porto Alegre (Atempa), União Metropolitana dos Estudantes Secundários de Porto Alegre (Umespa) e Conselho Municipal de Educação (CME). Dos regionais, saem um delegado por escola, que votará, no final do congresso, os dez pontos do documento-base final.

O Congresso Municipal de Educação, que se realiza uma vez a cada gestão, pretende traçar diretrizes para a conduta das escolas da rede.

Nenhum comentário: