quarta-feira, 1 de julho de 2009

Contos populares

No mês das tradicionais Festas Juninas, escolhemos para contar na biblioteca uma estória em que o personagem principal é muito conhecido na literatura oral do Brasil e do mundo: "Pedro Malasartes ou Mazarte"(encontramos grafado das duas formas).

As estórias do Malasartes se espalharam e muita gente cresceu ouvindo estes contos da boca de seus pais e avôs, como foi o caso das professoras Rosa e Josete da Escola.

Este é um anti-herói (ou se preferir um herói) muito querido pela população, e principalmente nas comunidades do interior do Brasil.
Ele é apresentado como um homem simples, pobre, fraco, feio, magro, que vive da sua esperteza em enganar os poderosos ou avarentos. Malasartes sempre consegue comer e se divertir sem trabalhar, apenas ludibriando os poderosos. E após comer ou gastar o dinheiro ganho com sua astúcia, recomeça a sua aventura em busca de outra façanha.

Pedro Malasartes é um personagem universal e aparece em muitos países e continentes. Na Espanha encontramos como Pedro Urdemales, na Itália como Bertoldinho, em algumas partes da Europa como Eulenspiegel, na África Foumtinndouha e na Ásia como Kuong-Alev.

Na biblioteca resolvemos contar a famosa e conhecida estória de Pedro Malasartes "Sopa de Pedra" a retiramos do livro "Malasartes - Histórias de um camarada chamado Pedro" de Augusto Pessôa.



Fontes na internet:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Pedro_Malasartes

http://www.abrasoffa.org.br/folclore/lendas/malasartes.htm

http://recantodasletras.uol.com.br/resenhasdelivros/571710

Exemplos de malandros e (anti)heróis:

(busca por malandragem na Wikipedia)

  • Aladdin: personagem das "Mil e uma Noites", Aladdin era um jovem chinês que viveu no período em que parte da China era território muçulmano. Era vadio, arruaceiro e causava profundo desgosto à mãe. De posse sobre uma "lâmpada mágica", consegue fortunas da noite para o dia.
  • Gastão: personagem de Walt Disney, Gastão (no inglês original, Gladstone Gander) é primo do Pato Donald. Diferente de Zé Carioca, é baseado no estereótipo do malandro norte-americano, com as devidas amenizações. Como modo de vida, conta unicamente com a sorte. Jamais se preocupa em conseguir emprego ou sustento, porque sempre é amparado pelo destino, fato que causa inveja ao primo Donald.
  • Pedro Malasarte: personagem originário do folclore popular medieval português, terminou arraigando-se profundamente ao imaginário brasileiro. É um matuto de origem desprivilegiada. Conta apenas com sua própria malandragem para manipular gente mais privilegiada, de forma a obter dela o que necessita para viver com algum conforto.
  • João Grilo: personagem típico de anedotas oriundas da região Nordeste brasileira. Imortalizado e popularizado por todo o Brasil através da peça teatral "O Auto da Compadecida", escrita por Ariano Suassuna. A exemplo de Pedro Malasarte, é um matuto de origem desprivilegiada; porém, é dotado de esperteza e carisma, que usa para sobreviver.
  • Zé Carioca: personagem de Walt Disney, inspirado no estereótipo do malandro carioca. É um papagaio bem-humorado que vive de pequenas espertezas.

Nenhum comentário: