segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Oficina de poesia no Morro da Cruz


Alunos na oficina de poesia

No último sábado integrador da Escola (20/11), a temática da amostra de trabalhos e das oficinas foi o da "Consciência Negra". Entre as diversas oficinas que aconteceram, ressaltaremos nesta postagem, a oficina de Poesia com o Professor Manuel.

Os alunos amam poesia e a escolha que o professor fez para iniciar o encontro com o grupo do III ciclo foi excelente, os versos do nosso poeta (gaúcho) Oliveira Silveira.

____________________________________________

Oliveira, na década 70, participando do movimento negro, em Porto Alegre, apontou o absurdo que era comemorar o dia 13 de maio, como o dia da libertação dos escravos e de esquecermos toda a luta e resistência dos negros neste período da história brasileira. A partir disto, iniciou-se um movimento de suma importância para o resgate da história do povo negro em nosso país.
Hoje, todos (quase todos) já ouviram falar dos Quilombos e de um dos seus principais líderes: Zumbi dos Palmares. Oliveira Silveira propôs que o dia 20 de novembro (data da morte de Zumbi), fosse a data da Consciência Negra.


Salve, Oliveira Silveira!
Poetas assim fazem muita diferença no mundo.

Encontrei minhas origens

Oliveira Silveira

Encontrei minhas origens
Em velhos arquivos
Livros

Encontrei
Em malditos objetos
Troncos e grilhetas

Encontrei minhas origens
No leste
No mar em imundos tumbeiros

Encontrei
Em doces palavras
Cantos

Em furiosos tambores
Ritos

Encontrei minhas origens
Na cor de minha pele
Nos lanhos de minha alma

Em mim
Em minha gente escura
Em meus heróis altivos

Encontrei
Encontrei-as, enfim
Me encontrei.
____________________________________________


Mas para saber como esta história (ou melhor esta oficina) termina entre no blog do professor Manuel:

http://noslemosporai.blogspot.com/2010/11/poema-negro-no-morro.html

Nenhum comentário: