quarta-feira, 19 de junho de 2013

O herói de Damião



Dias destes encontrei o livro " O herói de Damião" em A Descoberta da Capoeira, de Iza Lotito.







Como todo menino é um rei* ou um herói separei este livro já pensando em trabalhá-lo com algumas turmas.



Damião é um menino como qualquer outro e decide encontrar seu verdadeiro herói, dá a "volta ao mundo" e acaba descobrindo a capoeira, como uma luta, uma arte, uma dança e um esporte, onde todos podem participar.


A capoeira foi inventada no século XVI, pelos escravos que misturaram danças ritualísticas, artes marciais africanas e jogos lúdicos, hoje é um esporte nacional. Para jogar capoeira é preciso entrar na roda, brincar, dançar, cantar e ter ginga.


Para saber mais: http://pt.wikipedia.org/wiki/Capoeira
  




E apesar da música "Todo menino é um rei" dizer que: "por cima do mar da ilusão, eu naveguei e não encontrei o amor que eu sonhei (...) que menino sonha demais e sonha com coisas, que a gente cresce e não vê jamais".
Eu ainda (apesar de não ser mais menina) prefiro acreditar e pensar como o nosso poeta Mario Quintana:

Das utopias

Se as coisas são inatingíveis... ora!
Não é motivo para não querê-las...
Que tristes os caminhos, se não fora
A presença distante das estrelas!



Todo menino é um rei*

Todo menino é um rei
Eu também já fui rei
Mas quá!
Despertei!

Todo menino é um rei
Eu também já fui rei
Mas quá!
Despertei!

Por cima do mar da ilusão
Eu naveguei! Só em vão
Não encontrei
O amor que eu sonhei
Nos meus tempos de menino
Porém menino sonha demais
Menino sonha com coisas
Que a gente cresce e não vê jamais

Todo menino é um rei
Eu também já fui rei
Mas quá!
Despertei!

A vida que eu sonhei
no tempo que eu era só
Nada mais do que menino
Menino pensando só
No reino do amanhã
A deusa do amor maior
Nas caminhadas sem pedras
No rumo sem ter um nó





Nenhum comentário: