quarta-feira, 25 de março de 2009

Mulheres e os contos de fadas




Quem não conhece as tradicionais histórias dos Contos de Fadas, onde as protagonistas são as pobres e indefesas donzelas: Cinderela, Branca de Neve, Bela Adormecida, Chapeuzinho vermelho, etc...



Sem entrar no viés das questões psicanalíticas e terapêuticas presentes nestes contos, como tão bem nos apontou Bruno Bettelheim, no seu livro "Psicanálise dos contos de fadas", estas histórias têm em comum, personagens femininas que precisam de um herói ou de um príncipe para lhes salvar e/ou as proteger dos perigos da vida. Por conta disto, neste mês da mulher, resolvemos contar para algumas turmas da Escola, um conto do Livro "O violino cigano - e outros contos de mulheres sábias", de Regina Machado.


A história escolhida foi: "Mais inteligente que o rei"(um conto turquestano). A autora comenta que encontrou este conto nas mais diferentes culturas: África, Europa, no mundo Árabe, nas Filipinas, Mongólia, no folclore judaico e na Índia de dois mil anos atrás. A versão que consta no livro é a do Turquestão e traz, como nas outras versões encontradas mundo a fora, o mesmo padrão, a da jovem esperta e inteligente.


Então ao contrário das heroínas que encontramos nas histórias dos Irmãos Grimm ou das que encontramos nos contos de Hans Christian Andersen, as que figuram nos contos de " O violino cigano", estão longe de serem mulheres ou meninas, que precisam ser salvas e/ou não conseguem enfrentar a sua jornada por conta própria.

As protagonistas são guerreiras, camponesas, pastoras, fiadeiras, jovens, velhas, belas ou feias e buscam superar os obstáculos que apresentam-se nos seus caminhos, utilizando recursos como: a força, a perseverança, a astúcia, a inteligência e a sabedoria.


Os contos apresentados nesse livro foram coletados e buscados na tradição oral de vários povos e países. Mas o que mais difere destes contos dos outros contos de fadas tradicionais é a relevância do elemento feminino, que figura com a sua força, inteligência e sabedoria. Estes contos mostram e não procuram esconder (como acontecem em outro contos de fadas famosos) a energia vital do princípio feminino.


Recomendo a leitura do livro, pois os contos apresentam experiências de aprendizagem e sabedoria, que serve para qualquer pessoa, homem ou mulher. Para colher este conhecimento basta estar aberto e saber ouvir sobre a nossa humanidade e a nossa aventura na terra.


Nenhum comentário: