terça-feira, 5 de outubro de 2010

É primavera na Escola...





A professora Cristina de artes confeccionou com seus alunos flores e borboletas com material de sucata, encontramos alguns trabalhos dos alunos na biblioteca, assim aproveitamos para darmos boas-vindas à primavera.


Recebemos este ano do MEC/PNLD/FNDE, um acervo de obras de excelente qualidade que estão disponíveis aos alunos de todos os ciclos na biblioteca da Escola. Essas obras são diversificadas do ponto de vista temático e de gênero, possibilitando aos alunos contato com um universo rico de referências culturais, e ao mesmo tempo, contribui com a transversalidade entre as diferentes áreas de conhecimento.

Entre muitas obras do acervo recebido, por falarmos em primavera ( e natureza) resolvemos apresentar algumas relacionadas a essa temática:

"Os amigos das flores" e a "Reprodução das borboletas" de Neide Simões de Mattos e Suzana Granato.
"Rimas da floresta" de José Santos.
"Aves" de Gusthavo Sezerban.
"Boniteza silvestre: poesia para os animais ameaçados pelo homem" de Lalau.
"Esta é minha casa" de Ana Maria Machado.
"Rápido como um gafanhoto" de Audrey Wood.
"Formiga amiga" de Bartolomeu Campos Queirós.

Quero falar de um livro que fiquei muito encantada com o desenrolar da história: "O urso que queria ser pai" de Wolf Erlbruch. Já apresentei este livro para turmas com idades diferenciadas, e o texto gera em todos muito interesse e apreciação, pois nesta obra o leitor acompanha a trajetória de um urso que queria ser pai e não sabe como fazer para conseguir atingir o objetivo, levando-o a questionar e buscar respostas com outros personagens da história. Quem trabalha com criança sabe como é importante termos livros que nos permitem trabalhar com questões de sexualidade de forma criativa, inteligente e adequadas ao que as crianças querem saber.



Nenhum comentário: