sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Contos de enganar a morte

O escritor Ricardo Azevedo faz o fechamento do seu livro"Contos de enganar a morte", com o seguinte comentário:

" Segundo o ditado popular, não é preciso se preocupar com a morte. Ela é garantida e ninguém vai ser bobo de querer roubá-la da gente. O importante é cuidar da vida, que é boa, bela, rica, preciosa e inesperada, mas muito frágil. Ela sim, pode ser roubada."

Decidi contar o conto "A quase morte de Zé Malandro" para as turmas que trabalho com leitura e contação de histórias, exatamente por ser preciso tocar neste assunto "a morte" com as crianças e os adolescentes.

Morrer faz parte da vida de todos os seres vivos, ainda mais da vida dos nossos alunos/as, que são craques nesta matéria. Quem é professor nesta Escola sabe disso.

Ricardo, nos deu de presente algumas narrativas populares que falam deste tema, as personagens centrais procuram de alguma forma enganar e fugir da morte. O escritor conseguiu construir um texto alegre, divertido, humorado e que nos prende a atenção do início ao fim.

Sabemos que ler e contar histórias, contribui imensamente para a ampliação do mundo da linguagem.
A criança para expressar a sua dor e os seus conflitos, precisam ir construindo um arsenal mínimo de palavras e símbolos, para poder classificar, processar e nomear as suas experiências e sentimentos de forma saudável.
Medos, violência e morte precisam ser processados internamente e a transferência destas questões para um mundo imaginativo, em que as personagens dominam, enfrentam e superam seus conflitos e medos iniciais, revelam a criança e ao adolescente, que é possível sim, após uma longa jornada, predominar o sentimento do bem-estar e não o da dor, que é possível sim, vencer batalhas que parecem perdidas.

A ilustração é outro ponto alto do livro.

Dê só uma olhada na capa. ( dentro do livro é preciso olhar com cuidado as diferentes caveiras que aparecem, o detalhe das cores, o papel, a técnica utilizada...)



Você tem medo da morte? Leia o livro, você vai dar muitas risadas dessa companheira inseparável da vida, a morte.

Um comentário:

Jéssica disse...

Sabe aonde eu encontro esse livro pra baixar?