domingo, 21 de setembro de 2008

Exposição Folhas da Primavera

Guria, óleo s/ tela,1986*


Do dia 15 de setembro, até o início do próximo mês, estaremos realizando a "Exposição Folhas da Primavera", na sala 7, do prédio II, na Escola.
Neste ano, é a segunda Exposição que realizamos, sendo uma parceria entre a Biblioteca Mario Quintana, professoras de arte (Escola) e a Biblioteca da SMED.

Desta vez, estaremos expondo 16 reproduções de obras de pintores geniais. O artista central escolhido foi o gaúcho Iberê Camargo, e as outras obras/pintores selecionados para exposição se relacionam com o primeiro.
A partir de uma formação para professores, promovida pela Fundação Iberê Camargo, algumas turmas da Escola irão visitar este novo prédio/espaço de arte na cidade e ter o contato direto com quadros deste artista.
Nos preocupamos em realizar um trabalho qualitativo e significativo, e então resolvemos, proporcionar aos alunos um contato prévio com algumas reproduções de arte, bem como trabalhar com o reconhecimento e a importância do Iberê para a pintura contemporânea.
Por isto, estamos com a 2ª exposição na Escola, que possuem o objetivo de: construir com os alunos a aprendizagem de olhar, ler, conhecer e fazer releituras de obras de arte.
Obras expostas:
1.O Dia Seguinte - Munch
2. Noite de Inverno - Munch
3. Retrato - Van Gogh
4. Pai Tanguy - Van Gogh
5. Dr. Gachet - Van Gogh
6. Duas Amigas - Segall
7. Esqueletos que disputam um enforcado - Ensor
8. A Banda musical na Rue de Flanders - Ensor
9. Ciclistas - Iberê
10. Riacho- Iberê
11. Auto-retrato - Iberê
12.Guria - Iberê
13. Bosques e Rochedo - Cézzane
14. Carnaval de Arlequim - Miró

15. A Estrada Principal e as Secundárias - Paul Klee
16. Flora sobre a Rocha - Paul Klee








Em agosto, para qualificar ainda mais o trabalho, adquirimos para a biblioteca o lindo livro acima"Iberê menino" de André Neves e Christina Dias.





* A Biblioteca Mario Quintana da Escola Morro da Cruz, tem um cantinho chamado Iberê Camargo, com a reprodução da obra "Guria".

Nenhum comentário: