quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Você sabe o quê estão falando dos professores?

Lembrei, que conversei bastante com o profº Renan, sobre a matéria que saiu na revista Veja, no dia 21 de maio, assinado por Gustavo Ioschpe, a “Saúde dos médicos e professores”.
No texto, Ioschpe, fala da saúde dos professores, e afirma que a incidência de depressão, da síndrome de burnout, estresse, problemas de voz, coluna, etc... tomou uma dimensão despropositada, e é, mais uma, da lista das razões esfarrapadas que os professores estão utilizando para justicar a falta de uma educação de qualidade no nosso país.

Ele ainda, procura comparar a nossa profissão com a dos médicos, através de uma pesquisa que o Conselho Federal de medicina divulgou sobre essa profissão, os médicos sofrem de 44% de depressão e ansiedade e 57% têm estafa e desânimo, taxa muito superior a dos professores e da população em geral, e segundo ele, a saúde brasileira vai bem melhor do que a nossa educação.


- Sabe o que mais me irritou não foi o fato de quem escreveu não conhecer a realidade das escolas e da saúde pública;
- nem o fato dele comparar duas profissões de forma tão superficial e grosseira;
- nem fiquei assombrada com o colunista, por não se perguntar que tipo de sociedade a gente vive, e o porquê, que tantos que cuidam da saúde dos outros e conduzem (pedagogos) às crianças e adolescentes à aprendizagem e a cidadania, estão ficando doentes;
- mas fiquei de boca aberta com a campanha difamatória contra os professores que trabalham nas escolas públicas e a forte desvalorização do esforço e do trabalho coletivo desses profissionais.


Não vou me deter falando da falta de incentivo, verbas, valorização ou qualificação dos professores em nosso país. E nem que esta profissão têm bons e maus profissionais, como em qualquer outra...
O que me mais deixou preocupada foi o fato da revista reproduzir uma visão equivocada a respeito dos educadores e não ter o mínimo de responsabilidade ética para rever o artigo publicado pelo colunista.
A revista Veja, voltou com essa prática (de culpar os professores), na edição nº 33, de 20 de agosto, em matéria intitulada " Você sabe o que estão ensinando a ele?".


A revista volta a apontar que "a péssima qualidade de ensino" é de responsabilidade (culpa) dos professores que não ensinam os conteúdos das disciplinas, mas dedicam-se a fazer discursos ideológicos nas salas de aula.


Sem comentários... vou apenas recomendar:


- A leitura da nota de repúdio da CNTE (confederação Nacional dos trabalhadores em educação) e do Contee(Confederação Nacional dos trabalhadores de ensino), que intula-se "Você sabe o que estão querendo dizer?".
- O texto de Carlos Rodrigues Brandão.

Sites: http://www.cnte.org.br/
http://www.contee.org.br/ (nota repúdio veja).


Pela democratização dos espaços de comunicação e pela ética na prática jornalística.

E pela valorização da nossa profissão de professores. (aproveitem para descobrir na página CNTE quem do nosso Estado falou que o piso nacional dos professores não irá funcionar.)

(pensei em não escrever sobre isto, mas não resisti, não suporto mais o discurso fácil e simplista de culpar os professores pela mazelas na educação)

Um comentário:

Walquires disse...

Sandra, não li a reportagem, pois faz tempo que procuro passar pela Veja sem olhar... Mas sou solidária na tua indignação. Estão colocando nos professores a responsabilidade da sociedade desigual, autoritária, racista e doente na qual vivemos. è simplista demais considerar que uma categoria inteira não está trabalhando. Este colunista ( ? ) precisa pesquisar as condições de trabalho que temos, analisar o contexto no qual estamos trabalhando. Ele e a Veja são lamentáveis.