sexta-feira, 30 de maio de 2008

Sugestão de livros da biblioteca:


Resolvemos lançar, por percebemos que existe interesse, uma coluna mensal no blog, com comentários breves de livros interessantes e disponíveis na biblioteca.

Infantil:

“Uma família parecida com a gente”

Autora: Rosa Amanda Strausz e ilustração Ivan Zigg. Recomendamos o livro para as turmas do I ciclo até B 20.

Como são as famílias dos animais? E quais são os tipos de famílias dos humanos? Conheça famílias diferentes e divertidas, nesse livro, você vai encontrar bichos com famílias diferentes e que se parecem muito com as diferentes famílias humanas.


Juvenil

Nana descobre o céu”

Autores: José Torero e Marcus Aurelius Pimenta.

Contamos essa história, nas turmas de B20, B30 e C10, os alunos gostaram bastante, inclusive se identificando com a Naná.

Naná é uma menina índia, da etnia guarani, que nasceu por volta de 1600, no sul do Brasil. Ela vive suas aventuras e as conta de forma divertida, é questionadora e não aceita as verdades que o padre Inácio conta na aldeia.

O livro de maneira encantadora mostra a luta dos índios pela preservação de sua cultura e a busca da Terra sem Males.

Lembramos que a lei 11.645, de 10 de março de 2008,inclui a história e a cultura indígenas ao conjunto de temas obrigatórios no ensino fundamental e médio, e cita que especialmente as áreas de educação artística, literatura e história brasileira devem trabalhar esses conteúdos.

“Naná descobre o céu” é um excelente livro, consegue apresentar a questão indígena, os bandeirantes e os jesuítas de forma interessante. É um livro que ainda nos possibilita relacioná-lo com os conteúdos de geografia, história, literatura, artes e língua portuguesa.

Este livro faz parte da coleção “História literária para crianças” e a biblioteca possui também o primeiro livro dessa coleção “Nuno descobre o Brasil”.



Adulto

“Ciranda de Pedra”

Autora: Lygia Fagundes Telles.

É um romance com ótimo desenvolvimento psicológico e uma complexa trama familiar. Publicado em 1954, polêmico para sua época, pois já abordava o homossexualismo (feminino), o moralismo, a loucura, o suícidio, a munutenção do casamento sem amor, etc..

Nas palavras de Carlos Drummond de Andrade: “É um grande livro,(...) que nos prende e nos assusta, que nos faz sofrer e ao mesmo tempo nos oferece o remédio compensador da própria arte, pois a força da criação resolve num plano mágico os conflitos que ela mesma suscita.”


Coleção

“Crianças na História”

Nesta coleção o herói é uma criança, que vive no passado. O livro narra histórias de uma época, combinando aventura com o cotidiano, abrindo a possibilidade do jovem leitor se aproximar do passado, através da imaginação e do prazer em conhecer outros tempos e outras vidas.

A biblioteca possui em seu acervo os seguintes livros dessa coleção:

Nos tempos das missões, No tempo das primeiras fábricas, No tempo das cavernas, No tempo dos faraós, No tempo de Carlos Magno, No tempo dos grande veleiros e No tempo da escravidão no Brasil.


Nenhum comentário: