sexta-feira, 30 de maio de 2008

Projeto Filmes na Escola


Realizamos este ano atividades com duas turmas de C20, na semana da Mulher, e verificamos que nossos alunos (as) têm, entre outras, as seguintes percepções sobre as mulheres.

Aspectos positivos em ser mulher:Tudo, elas cuidam da casa, são mais responsáveis, caprichosas, mais vaidosas, mais delicadas, cuidam dos filhos e não tem nada de bom em ser mulher.

Aspectos negativos em ser mulher: São fofoqueiras, apanham, catadeiras (curiosas), choram mais facilmente, no trabalho o homem tem mais agilidade, mulheres trabalham mais que os homens, mulheres engravidam cedo, mulheres são mais responsáveis pelo filho, cuidam dos filhos sozinhas, tem pouca liberdade, filho prende, mulheres apanham, ficam em casa limpando, o homem é que manda, elas ainda precisam receber a carta de alforria.

A partir desse levantamento, percebemos a importância de começar a conversar e de ver filmes relacionados com a temática da mulher. Selecionamos e já passamos três filmes, para algumas turmas da escola, pretendendo possibilitar assim, a reflexão, a valorização e a construção positiva do gênero feminino.

Antônia- o filme

De: Tata Amaral- Conta a história de 4 mulheres jovens e negras da periferia de São Paulo que cantam juntas Rap, sonham e lutam para superar os obstáculos da vida, como preconceito, machismo, desemprego, violência, pobreza, etc.

Meninas-

Documentário de Sandra Wernek – História de 4 meninas de 13 a 15 anos que esperam filhos e o filme acompanha a vida delas ao longo de um ano.

Encantada-

Walt Disney- Releitura dos contos de fada, mostra a história de uma princesa, que é expulsa de seu reino por uma rainha má (parte em animação) e acaba parando em Nova York de hoje em dia, onde conhece, um amor que não é dos contos de fadas.



Um comentário:

Professora Andréa disse...

Oi, Sandra, que tal filmes para a semana do meio ambiente? Sugiro o curta Príncipe das Águas, ou o Dia Depois de Amanhã, seguidos por um debate sobre aquecimento global e suas conseqüências. Outro filme interessante é o documentário do Al Gore, Uma Verdade Inconveniente, mas ele deve ser passado em partes, pois não é interessante para todos os alunos.Gostaria muito de estar aí, fazendo este trabalho, mas ano que vem faremos uma parceria. Beijos!