quarta-feira, 28 de maio de 2008

Sugestão para uso com alunos

Olá! Venho dar uma sugestão de leitura e de compra para o pessoal da Biblioteca:



O segredo das tranças e outras histórias africanas
Autor: Rogério Andrade Barbosa


Os contos reunidos neste livro vêm de cinco países de língua portuguesa, situados em distantes pontos da África: Angola, Cabo Verde, Guiné Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe.

O segredo das tranças (Angola): Narra a história de uma jovem viúva que se casa com um homem bem mais velho, cheio de mistérios. Ele usava quatro tranças, cada uma com um nome diferente e sigiloso.

Maria Condão (Cabo Verde): Um pescador da ilha de Santo Antão ganha de uma lendária sereia um presente que mudará sua vida.

O menino e a cegonha (Guiné Bissau): Uma mãe abandona seu filho na floresta e uma cegonha adota o menino como se fosse seu filhote.

A herança maldita (Moçambique): Um emigrante desiludido deixa a África do Sul, onde havia ido trabalhar nas minhas de carvão, e retorna à sua aldeia natal, depois de anos de afastamento de sua família.

A tartaruga e o gigante (São Tomé e Príncipe): Um gigante vivia em harmonia com sua comadre tartaruga, até ela arranjou um jeito de enganar seu voraz companheiro.

Que tal? Parece um bom instrumento de trabalho para Língua Portuguesa e Geografia.

2 comentários:

Sandra Sabino disse...

Legal, ótima sugestão, vamos ver se é possível a gente comprar o livro.
Grata,
Sandra

Cristina Zubaran disse...

Gostaria de recomendar outro livro muito interessante, o nome dele é "Morte no colégio"
O livro tem muitos mistérios. Logo de cara e a pessoa meio que se confunde logo no começo, mas depois tu começas a entender toda trama que se desenvolve, e em cada parte do livro aparece um mistério que tem uma ligação com o mistério principal.
E LEIAM
Morte no Colégio
Luis Eduardo Matta
Editora Ática

P.S.O filho da Zuba que fez esse comentário