sexta-feira, 27 de junho de 2008

Saiu sobre a nossa exposição na página da SMED

Alunos da escola Morro da Cruz conhecem obras de mestres da pintura

Exposição desperta interesse por artistas plásticos no Morro da Cruz
Alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Morro da Cruz (rua Santa Tereza, s/nº, bairro Partenon) estão conhecendo obras de mestres da pintura, como
Kandinski, Picasso, Leonardo da Vinci, Munch, Renoir, Van Gogh e Iberê Camargo, em uma exposição que termina hoje, 27, na sala multimeios da instituição. A mostra ‘Folhas de Outono’ é promovida por meio de uma parceria entre a biblioteca da Secretaria Municipal de Educação (Smed), que emprestou reproduções de 17 obras, a biblioteca e as professoras de arte da instituição.
O trabalho realizado a partir da mostra está envolvendo toda a escola. Ao visitar a exposição, o aluno escolhe uma obra para fazer uma leitura da imagem e explicar aos colegas sua percepção sobre esse trabalho. Releitura da obra e estudo do contexto histórico em que foi produzida, movimentos artísticos e vida do pintor incluem as atividades desenvolvidas. Segundo a professora de artes Gilsane Maria Rodrigues Machado, o trabalho desperta nos alunos curiosidade sobre a arte. “Com a experiência, eles recebem uma preparação para visitar exposições fora da escola”, destaca.
As obras ‘Ciclista’ e ‘Auto-retrato’, do gaúcho Iberê Camargo, estão entre as mais apreciadas. Nas próximas semanas, a escola promoverá exposição de 16 reproduções de obras de Iberê. “Já temos visitas agendadas para que os alunos conheçam a retrospectiva ‘Iberê Camargo – Moderno no Limite’, na Fundação Iberê Camargo, em outubro”, conta Gislaine.
Suporte - A Biblioteca da Smed tem 257 reproduções de obras à disposição para empréstimo, todas enquadradas, além de livros, pastas, periódicos, catálogos de exposições, DVDs e CD-ROMs sobre arte e história da arte que também podem ser retirados. “O período normal de empréstimo é de sete dias, mas para exposições as escolas municipais da Capital podem solicitar um empréstimo especial para utilizar os materiais durante o tempo que for necessário”, explica a assessora do banco de imagens da biblioteca Ereci Albuquerque Mogetti. O horário de funcionamento da biblioteca é, de segunda a sexta-feira, das 9h às 11h30 e das 14h às 17h30. Informações pelo telefone (51) 3289 1853.

Para ler no próprio site: http://www2.portoalegre.rs.gov.br/smed/

Nenhum comentário: