quarta-feira, 4 de junho de 2008

Semana do Meio Ambiente

Apresento aqui algumas sugestões de sites para trabalho com Educação Ambiental na semana do meio ambiente:

Água On-Line
http://www.aguaonline.com.br
Revista digital sobre água, saneamento e meio ambiente que traz notícias, artigos e indicações bibliográficas sobre o assunto.

Akatu - Comunidade do Consumo Consciente
http://www.akatu.net
A Akatu.net é a primeira comunidade virtual de consumo consciente no Brasil, construída por consumidores, empresas e entidades sociais. No site há material de referência e notícias diárias relacionados ao consumo. Destaque para os textos que discutem a questão da água, as perspectivas para o século XXI, as possibilidades de reuso desse recurso, o uso da água como hidreletricidade, entre outros.
Sugestão de: Regina Hubner

Amazônia
http://www.amazonia.org.br
Site informativo do projeto de análise e monitoramento da Amazônia, realizado pela ONG Amigos da Terra. Traz notícias, artigos, banco de dados de fotografias, mapas, vídeos e áudios, informações para quem quer viajar. Na seção "Políticas Públicas" há planos, programas e debates; além disso, em "Meio Ambiente" pode-se conhecer as áreas de conservação e manejo, recursos hídricos e naturais, biodiversidade e muito mais.

Amigo da Água
http://www.amigodaagua.com.br
O projeto tem por objetivo formar a consciência cidadã de crianças e jovens, contribuindo para a criação da cultura do "saber cuidar", do cuidado com o mundo, coisas e pessoas. O site traz dicas sobre uso racional da água, ecoturismo e também de jogos para a criançada.
Sugestão de: Fênix - Instituto de Pesquisa, Educação

Associação Brasileira de Águas Subterrâneas – ABAS
http://www.abas.org/index.php
Informações sobre legislação, estudos e links relacionados à questão da água. Destaque para a ABAS Infantil, que oferece jogos, dicas de alimentação, higiene e redações enviadas por leitores mirins.

Associação Brasileira de Recursos Hídricos
http://www.abrh.org.br
A ABRH tem por finalidade congregar pessoas físicas e jurídicas ligadas ao planejamento e à gestão dos recursos hídricos no Brasil. O site traz notícias, anais virtuais de eventos, artigos científicos e legislação sobre recursos hídricos no Brasil.

Cempre
http://www.cempre.org.br
O Compromisso Empresarial para Reciclagem é uma associação sem fins lucrativos que trabalha para conscientizar a sociedade sobre a importância da redução, da reutilização e da reciclagem de lixo. No site, traz informações sobre cooperativas de catadores de lixo e sucateiros, eventos, tira-dúvidas, artigos, publicações e links.

Coordenação de Educação Ambiental do Ministério da Educação
http://www.mec.gov.br/sef/ambiental
A COEA incentiva a inserção do tema transversal Meio Ambiente em projetos educativos da escola, estimula ações que busquem melhorar a formação de professores e a aprendizagem dos alunos em relação às questões ambientais. O site oferece programas e materiais criados pelo MEC para a Educação Ambiental.

Ibama
http://www.ibama.gov.br
Entidade governamental vinculada ao Ministério do Meio Ambiente. Além de documentos oficiais e uma base de dados de informações documentárias, o site traz dados para pesquisa, como ecossistemas brasileiros, fauna, flora, legislação ambiental, monitoramento dos recursos florestais, hídricos e pesqueiros, tecnologias ambientalmente saudáveis, unidades de conservação etc.

Também encontrado em: Ensino

IBGE - Países
http://www.ibge.gov.br/paisesat/
Site permite, de modo simples, pesquisa de população, indicadores sociais, economia e meio ambiente de todos os países do planeta que sejam ligados à ONU, entre outros dados.

Também encontrado em: Ensino, Material de Referência, Órgãos Governamentais

Instituto Sócio-Ambiental – ISA
http://www.socioambiental.org
A ONG defende bens e direitos sociais relativos ao meio ambiente, ao patrimônio cultural, aos direitos humanos e dos povos. O site traz notícias, leis ambientais, pareceres e campanhas. Também é uma boa fonte de pesquisa sobre os povos indígenas. Confira a enciclopédia com verbetes sobre os diferentes povos que habitam o Brasil.

Também encontrado em: ONGs

Lixo.com.br
http://www.lixo.com.br
O site traz orientações de como exercer uma atuação responsável com resíduos – como diminuir essa produção, reduzindo o desperdício, reutilizando sempre que possível e separando materiais recicláveis para coleta seletiva. Veja informações sobre destinação do lixo, cooperativas de catadores e Gestão de Resíduos Sólidos e Limpeza Urbana.

Ministério do Meio Ambiente
http://www.mma.gov.br
O site oficial do Ministério do Meio Ambiente traz sua estrutura institucional, com órgãos vinculados, notícias, informações sobre biodiversidade, florestas, áreas protegidas, bacias hidrográficas, legislação federal ambiental, entre outros. Em sua biblioteca virtual, indica textos publicados em jornais.

Projeto Biodiversidade Brasil
http://www.biodiversidadebrasil.com.br
O projeto foi idealizado para que os principais formadores de opinião – ambientalistas, pesquisadores, universitários, governos, empresariado e membros da sociedade civil – possam debater assuntos da biodiversidade, evoluir nessas questões e propor alternativas. No site você pode conhecer os programas de parceria, agenda, glossário, links e artigos sobre o tema.

Projeto Tamar-Ibama
http://www.taminhanaescola.com.br
Trata-se de um projeto do Ministério do Meio Ambiente voltado à preservação de tartarugas marinhas. Veja no site informações sobre o Programa Escolar Amigos do Mar, que oferece temas para o Ensino Fundamental, com objetivo pedagógico, estratégia de aula, sugestão de atividades, curiosidades e desafios. Há também bibliografia, sites e um banco de imagens com fotos e ilustrações de tartarugas.

Recicloteca - Centro de Informações sobre Reciclagem e Meio Ambiente
http://www.recicloteca.org.br
Dando ênfase à redução, ao reaproveitamento e à reciclagem do lixo, o site traz informações sobre programas de coleta seletiva, cursos e oficinas de reaproveitamento de resíduos, potencialidades de reciclagem de materiais, publicações e listagem de instituições que recebem ou compram produtos recicláveis.

Rede das águas
http://www.rededasaguas.org.br
Informações sobre ciclo da água, conflitos e disputas pela água, usos e ameaças à água, além das bacias hidrográficas brasileiras, legislação e papel da sociedade civil na política de recursos hídricos.

Refloresta
http://www.refloresta.com.br
Site sobre ecologia com notícias, agenda de eventos e curiosidades. Muito bonito e bem organizado, trata de uma ampla gama de temas – desde jardinagem até reciclagem, passando por parques e reservas, legislação ambiental, árvores, animais, alterações climáticas, ecoturismo, alimentação, plantas que curam, entre outros.

Secretaria de Recursos Hídricos, Saneamento e Obras do Estado de São Paulo
http://www.recursoshidricos.sp.gov.br
Site da Secretaria de Governo responsável pelo planejamento e execução das políticas estaduais de recursos hídricos e saneamento básico do Estado de São Paulo.

SOS Mata Atlântica
http://www.sosmatatlantica.org.br
Essa ONG tem por objetivo defender os remanescentes da Mata Atlântica, valorizar a identidade física e cultural das comunidades humanas que os habitam e conservar os patrimônios natural, histórico e cultural dessas regiões, buscando o seu desenvolvimento sustentado. Veja o "Atlas dos Remanescentes Florestais da Mata Atlântica" e informações sobre biodiversidade, florestas, água, clima, legislação ambiental e políticas públicas.


Tetra Pak
http://www.tetrapak.com.br
Essa empresa desenvolve ações voltadas à conservação do meio ambiente. No site oferece informações sobre a produção de embalagem longa vida e suas matérias-primas, os processos de reciclagem desse tipo de embalagem, coleta seletiva e seu projeto de Educação Ambiental nas escolas.

Tratamento de Água
http://www.tratamentodeesgoto.com.br/
Site com informações técnicas sobre sistemas de tratamento de água, esgoto e efluentes. Destaque para o Sistema Cantareira de abastecimento da Região Metropolitana de São Paulo, que leva água a 10 milhões de habitantes. Veja também textos sobre o ciclo da água, suas características e expressões usadas na Química da Água.

TV Cultura – Fundação Padre Anchieta
http://www.tvcultura.com.br/aloescola/ciencias/index.htm
A seção “Alô Escola” oferece recursos educativos, por disciplina, para estudantes e professores. Destaque para os textos que abordam a questão da água, como recursos hídricos do Estado de São Paulo, a água como desafio do século 21, a importância da utilização correta da água e as etapas de tratamento e despoluição da água potável.

USP Recicla
http://www.cecae.usp.br/recicla
Esse é um programa de minimização de resíduos que nasceu da preocupação da Universidade de São Paulo em dar o bom exemplo, assegurando-se de que seus próprios resíduos tivessem uma destinação ambientalmente adequada. Destaque para os materiais que mostram como fazer uma composteira, reciclar papel e o que fazer com o lixo.

WWF-Brasil
http://www.wwf.org.br/
A WWF-Brasil contribui para a conservação da natureza, harmonizando a atividade humana com a preservação da biodiversidade e o uso racional dos recursos naturais. O site apresenta os projetos da ONG no Brasil, artigos, notícias, legislação e informações sobre biomas. Para as crianças, oferece montagens, experiências, galeria de arte.

Um comentário:

Sandra Sabino disse...

Legal a sugestão, pois há vários trabalhos sendo realizado na Escola pelos professores sobre a questão ambiental.