domingo, 28 de julho de 2013

Celebração dos 107 anos de nascimento de Mario Quintana




Nossa biblioteca adota o nome do querido poeta Mario Quintana, a escolha foi realizada ouvindo a sugestões dos alunos da Escola. No dia 30 de julho, celebra-se os 107 anos de nascimento de Quintana.



"Para celebrar a data de aniversário do poeta Mario Quintana, a Casa de Cultura Mario Quintana e a FestiPoa Literária programaram diversas atividades literárias. O evento Ler Quintana: 107 anos, que vai de 30 de julho a 01 de agosto, será dedicado a leituras, comentários e análises da poesia de Quintana em oficinas, mesas de debate, saraus, pockets shows e palestras. Dentre alguns dos convidados, participam das atividades os escritores Armindo TrevisanChristina DiasDiego GrandoMarô Barbieri e Sidnei Schneider. Toda a programação tem entrada franca, e para algumas atividades há necessidade de inscrição."



Mario Quintana por Celso Gutfreind




Hoje é o dia do psicanalista e poeta Celso Gutfreind falar sobre Mario Quintana. Gutfreind foi provocado por Alexandre Lucchese, editor deste blog, a escrever um ou dois parágrafos sobre Quintana. Mas o autor de Em Defesa de Certa Desordem foi além e tratou da obra do nosso autor homenageado em relação às suas diferentes fase de vida. A gente agradece e compartilha:

O Alexandre pediu uns dois parágrafos sobre a minha relação com a poesia do Quintana, mas acho que precisarei de uns quatro. Porque vejo nela pelo menos três fases, e o primeiro parágrafo já terminou.


Conheci a poesia do Quintana no Jornal, Caderno H ainda. Acho que isto foi fundamental, porque não veio de um professor nem de uma obrigação escolar. Foi espontâneo. Eu lia e, melhor ainda, entendia, sentia, achava engraçado e triste. Não tinha muita ideia do que significava poesia ou prosa, mas me alimentava daquela poesia mesmo em prosa. Eu era criança ainda.


Depois, veio a segunda fase, com o professor Sérgio Silva, no Colégio Israelita Brasileiro. Apesar da formalidade, foi muito bom, talvez melhor ainda. Aprendi o que era prosa e poesia e continuei gostando, agora descobrindo camadas mais profundas encobertas por aquela aparente simplicidade.


Depois, me tornei adulto e poeta, e a poesia do Quintana acrescentou na minha vida este aspecto: de ser uma lição permanente de artesanato poético. Mas este parágrafo não exclui os anteriores, porque continuo um leitor que se emociona e acha engraçado e triste.



Algumas postagens neste blog relacionadas ao escritor Celso Gutfreind, em 2008, foi adotado pela Escola e a visitou.








Postagens no blog relacionadas ao poeta Mario Quintana:


Sarau na biblioteca: 


Dia de Quintanares:


Feira do livro e da leitura na escola:



Diversos:


Nenhum comentário: