terça-feira, 2 de julho de 2013

Você já escutou o silêncio?

As crianças e adolescentes da nossa Escola amam poesia. Muitas vezes, apesar de a biblioteca ter um ótimo acervo, faltam livros deste gênero para indicarmos a esta faixa etária.
E um dos meus preferidos para indicar é "Você já escutou o silêncio?" de Alexandre Spinelli.

No prefácio do livro, Sebastião Nunes, comenta que a poesia deste escritor nos faz lembrar outros grandes poetas como: Quintana, Bandeira, Caeiro e etc.., pois encontramos o lirismo com gosto de adolescência.

"Aproximando-se dos sentimentos básicos da existência... 
É esse espanto, esse prazer de existir e de gostar das coisas, a grande força da poesia de Alexandre Spinelli."




Utopia

Sim
Ninguém acreditava
Éramos chamados de loucos
Sonhadores
O que queríamos era utopia
Não havia razões de lutar
Nem motivos para esperar
Todos duvidavam
Mas aconteceu
Bem como eu imaginava
Eu e os que acreditavam comigo
Vimos e vivemos o momento
Que aconteceu porque acreditamos nele
Justamente por nunca ter desistido

Única e exclusivamente
Por nossa fidelidade ao sonho
E brindamos

Sim, eu estava lá
E vi.



Nenhum comentário: