quarta-feira, 8 de maio de 2013

Família e dia das mães



No turno da manhã, com a biblioteca fechada, estamos substituindo em diversas turmas e anos ciclos, e em muitas ocasiões aproveito para apresentar um livro relacionado ao tema da semana.

Escolhi esta semana livros relacionados a Família, por causa do próximo dia das mães.

Tem algumas turmas que entro e sou logo conquistada, por exemplo, na terça-feira, fiquei três períodos com A21. Entrei e eles já saíram me perguntando se o "Saci' (história que contei em agosto do ano passado para muitas turmas) continuava preso na garrafa, uma vez que eu o aprisionei quando era criança.

Li para esta turma dois livros:

Um deles foi: " A melhor família do mundo" de Susana López. 
Na história a menina vai ser adotada e fica durante uma noite inteira imaginando como será a sua nova família. Será uma família domadora de tigres,serão doceiros, piratas ou astronautas?










Depois de conversarmos sobre os diferentes tipos de família, foi proposto que cada um desenhasse a sua família. Um dos alunos me explicou que havia dois anjos acima da casa dele porque: "Eles cuidam da gente", outro desenhou as suas duas mãe e assim por diante.

Já o Fagner, 7 anos, primeiro começou desenhando a sua família ( com cinco pessoas como mostra o desenho abaixo) em uma casa, daqui a pouco ele me olha e pergunta: "Posso desenhar igual a família do sol. Digo que sim, ele vira a folha e começa outro desenho.



Depois ele me pergunta como é a bandeira (entendo que ele quer saber como é a bandeira do Brasil) desenho no quadro, ele volta para a classe e termina o desenho abaixo. Em seu desenho ele representou o sistema solar: com o sol, o planeta marte, a lua, as estrelas, a terra, com foguete e ligados ao planeta  júpiter/saturno, estão cinco bonequinhos que representam a sua família. Por fim, noto  a bandeira do Brasil, neste último planeta.

Sem dúvida a turma me conquistou.




Alguns títulos (entre outros) disponíveis na biblioteca sobre família:

Uma família parecida com a da gente de  Rosa Amanda Strausz
Tanto, Tanta de Trish Cook
Esperando Mamãe de  Lee Tae- Jun
Minha Mãe é negra sim! de Patrícia Santana
Mamãe já foi pequena antes de ser Grande de Valérie Larrondo
O urso que queria ser pai de Wolf Erlbruch
Mãe Dinha de Maria do Carmo Galdino
Papai nunca mais voltará para casa? de Paula Z. Hogan
Se as coisas fossem mães? de Sylvia Ortofh
O livro da Família de Todd  Parr
As descobertas do Bebê Urso de  Dubravka Kolanovic
O menino que não nasceu da barriga da mãe de  Carmem Lucia Eiterer




Nenhum comentário: