sábado, 18 de maio de 2013

Leitura na família "Obax"




Um dos tantos trabalhos que realizamos na Escola ano passado no "Programa Adote um escritor", e iremos reeditá-lo este ano, foi o projeto Leitura na família.

                                            
  Escritor André Neves na Escola com alunos e as bonecas Obax

Enviamos uma sacola às casas dos alunos com o livro “Obax” de André Neves, uma boneca e um elefante confeccionados em feltro e tecido (meus dotes de costureira foram usados) e mais um caderno com a seguinte introdução:



"Este caderno servirá como um Diário de anotações da Boneca, do Elefante e do Livro Obax de André Neves.

O trabalho procurará promover as relações familiares, o prazer pela leitura, o cuidado com o outro, a questão racial, a democracia e etc..
O nome da boneca é OBAX, e significa “flor” e Nafisa, o elefante significa “pedra preciosa”.  Eles foram construídos a partir da leitura do Livro de André Neves.
O livro Obax, a boneca, e o elefante passará 1 (um) dia em cada casa, com as famílias. Um dos familiares deverá ler o livro para a criança e com ela registrar no caderno, com escrita ou desenho como foi a visita do livro, da boneca e do elefante na casa. Boa leitura e brincadeira. Apreciem o livro, ler faz bem!"



O projeto foi bem envolvente e as famílias embarcaram na ideia, selecionei alguns trechos dos registros realizados nos 2 cadernos, pois trabalhamos com duas turmas de A10 e com toda a colaboração e parceria das professoras destas turmas.

Família do Bruno registrou em 18/11/2012:

Nós gostamos muito das aventuras de Obax e Nafisa, brincamos com a boneca e o elefante, juntamos toda a família para brincar e interpretar a história (...).

Família do Dionatan: 
(...) "Quando eles chegaram em nossa casa foram bem recebidos. Eles brincaram conosco, jogaram jogos e olharam filmes. A primeira noite a boneca dormiu com o Dionatam e o elefante comigo. E as outras noites (ele levou a sacola na sexta-feira) o elefante dormiu com ele e a boneca com a avó."


                         Turma da professora Marli

Família do Cauã:
"Nós gostamos muito da história da Obax, as crianças do beco não queriam soltar a boneca e o elefante. Lendo a história eu pude entender como é linda a imaginação da criança.(...) Muito obrigada, beijos de toda a nossa família. No final do registro consta o nome dos 7 membros da família."


Família da Danieli:
“ Nossa família adorou a história da obax, é uma história que mexe muito com a fantasia, e nós adultos já a tivemos um dia. As crianças ainda tem essa imaginação e faz bem. A Danieli adorou tanto que ela foi no armazém com a Obax, e contou para quem quisesse a história. Obs.: Obrigado, André Neves, de ter feito esta história bonita para eu ler e contar no dia de hoje para meus filhos, parabéns.”



                             Turma da Professora Rita

Família do Anthony:
“ Já conhecia a história e com a chegada da Obax o Antony ficou muito eufórico  e feliz, apresentou para todos em casa. Como ele gosta de escutar histórias ele ficou  maravilhado e encantado,  até dormiu com o livro embaixo do travesseiro e com a Obax. Agora, no meu ponto de vista, a história retrata a forma como as crianças veem o mundo, é uma parte muito importante da infância, e por isso devemos escutá-las, mesmo que seja fantasia demais, quem sabe dessas pequenas mentes amanhã sai um escritor.”




Família da Jhuly:
“Foi bem interessante para nós porque a Jhuly se identificou muito com a Obax  ela vive inventando amigos imaginários e histórias. E que bom se existissem pedras que realizassem os desejos.”

Família do João Henrique:
“Bom vou contar como foi o nosso final de semana, não sei se vai ter folhas suficientes, pois depois que a Obax chegou na nossa casa foi só aventura, mas vou tentar resumir.
       Obax é uma menina  muito corajosa, pois ao entrar no mundo da imaginação nós podemos ficar em sérios apuros, mas Obax nos ajudou a fugir dos perigos de uma aventura, nós adoramos ficar com a Obax todos esses dias. Ela nos ensinou que a vida pode ser mais bonita  e colorida, basta nos reunirmos, fecharmos os olhos e mergulharmos na imaginação e com isto passarmos mais tempo juntos. Ficamos muito felizes e pedimos para que outros amigos como a Obax venha nos visitar e assim vivermos novas aventuras.”




As bonecas fizeram tanto sucesso que as crianças contaram-me que ela circulou pelas ruas da comunidade,  foi no super mercado, em bares e até em uma pizzaria. Nas bonecas eu coloquei um pouco de perfume, depois fiquei sabendo que muitas crianças também fizeram questão de colocar perfume nelas. 
Incrível foi no final, recebê-las inteiras (é verdade que as mães tiveram que costurar uma perna e um braço) e ainda cheirando bem.

Emocionou-me imensamente todos os relatos do projeto "Leitura na Família - Obax". Tanto que agora estou com duas novas bonecas Obax e mais dois novos elefantes Nafisa (perfumados), para reiniciarmos o projeto novamente com outras turmas.

Nenhum comentário: