domingo, 12 de maio de 2013

Histórias maravilhosas de povos felizes

Como gostaria de ter mais tempo para escrever, refletir (não apressadamente como me obrigo a fazer), estudar e planejar antes de dar uma aula. Mas como isto é irreal no meu mundo, meus posts estão cada vez mais atrasados em relação as atividades realizadas, sendo é claro que muitas reflexões e produções são deixadas de lado.

Este ano um livro que gostei de trabalhar foi: "Histórias maravilhosas de povos felizes" de Júlio Emílio Braz. O livro traz uma coletânea de histórias de diversos povos que viveram no continente americano. 
Escolhi do livro a lenda de origem Guarani " O primeiro fogo".* 

Trecho do livro: 

" Depois da grande chuva de quarenta noites, Deus fez uma Terra nova. Concluído o que considerou justo e necessário, contemplou tudo o que havia criado: montanhas, rios, florestas, mares, nada ficou sem pelo menos um olhar. Ao aproximar-se das casas onde viviam os homens, ouviu um ruído estranho. Achegou-se, mais um pouco e percebeu que aquele som era produzido pelos próprios homens, famintos, que mastigavam raízes e carne crua. Não se tinha como cozinhá-las e, principalmente, onde se reunir para aquecer-se e contar belas histórias."




Dobradura representando índios confeccionadas pelos alunos da turma A34:








*Guarani: O termo guaranis refere-se a uma das mais representativas etnias indígenas das Américas, tendo, como territórios tradicionais, uma ampla região da América do Sul que abrange os territórios nacionais da Bolívia, Paraguai, Argentina, Uruguai e a porção centro-meridional do território brasileiro.
São chamados "povos", pois sua ampla população encontra-se dividida em diversos subgrupos étnicos.
Retirado: Wikipédia em 12/05/2013.

Nenhum comentário: