quinta-feira, 16 de maio de 2013

Mestres com dedos verdes

Há muito tempo penso em escrever sobre dois mestres com dedos verdes ( há outros). Eles fizeram da Escola Morro da Cruz um lugar muito mais verde, bonito e agradável. Observo-os, desde que cheguei nesta Escola, e noto que todos os anos letivos eles executam projetos que buscam arborizar a Escola. 
Eu acredito que muitas das árvores que existem no pátio da Escola foram trazidas e plantadas por eles com os alunos. 
Estou falando da professora Celina e do professor Ari, eles são mestres incansáveis  em tornar o espaço da escola mais acolhedor.
Lembrei de um livro que tem na biblioteca e li quando era criança: " O menino do dedo verde" de Maurice Druon, de 1957
Tistu é um menino que descobre que tem o dedo verde, que basta um toque do seu polegar para que as plantas e flores surjam.Entrando em contato com a violência urbana e a tristeza, ele incomodado decide mudar o mundo usando o seu dom.

Quando li o livro pensei:  "Bem que poderia ter o dedo verde". Sei que não levo jeito com os meus vasos de plantas, tenho me esforçado. Em minha defesa quero contar que quando mais nova (muito mais nova) plantei diversas vezes com os meus pais: batata, mandioca, milho, cenoura, tomate, alface e etc... E as plantas sempre sobreviveram.
Ainda sonho em ter o dedo verde e por isto quero contar como admiro estes dois Mestres com dedos verdes.

A Escola encontra-se em um terreno íngreme e em declive, abaixo imagens  retiradas do Livro digital:"Diagnóstico Ambiental de Porto Alegre." 










Algumas fotos do projeto da Professora Celina com os alunos em 2013 "Micromundo".

(Prometo levar a minha máquina de fotografia e parar de tirar fotos com o celular)








Algumas das árvores plantadas pelos professores com dedos verdes.











Balão com a letra A: entrada da Escola.
Fundo da Escola é onde inicia a  área verde em situação de ocupação irregular.
Imagem: Google maps- Maio de 2013


Nenhum comentário: