quinta-feira, 30 de maio de 2013

Um mito Indígena e um conto Africano


Nestes últimos dias escolhi dois livros, que se relacionam entre si e que dialogam com o trabalho relacionado a temática do meio ambiente que estou desenvolvendo com algumas turmas.





"O menino e o jacaré" e "Krokô e galinhola" são livros da escritora Maté.  



A primeira história é um mito dos índios Kayapós, adaptado para as crianças, que procura mostrar a riquíssima cultura deste povo indígena.









Para saber mais sobre os Kayapós:







O segundo livro que apresentei a estas turmas,"Krokô e galinhola" é uma adaptação de um conto tradicional do Burundi, África Central, que contém uma sábia mensagem: que apesar das diferenças, somos todos parentes. 

O crocodilo descobre que é primo de uma galinha d'angola, pelo ancestral comum, o arcossauro, e que não poderá comê-la, por ser de certa forma seu parente. 

E nós seres humanos sabemos respeitar e cuidar dos elos que nos unem aos demais habitantes do planeta terra? 

Somos todos uma enorme família que habita o mesmo lugar, então qual é o nosso papel na sociedade e em nossa grande família?

_______________________________

O que são arcossauros?


Os arcossauros são um grupo de répteis que se destacam dos demais pela sua importância tanto atual como no passado. Trata-se de um grupo que surgiu no início da Era Mesozóica (Triássico Médio - há ca. 235 milhões de anos) e que, rapidamente, se espalhou pelos diversos continentes, onde se tornaram os vertebrados dominantes. Atualmente este grupo é representado por crocodilianos (jacarés, crocodilos e gaviais) e aves. No passado, no entanto, os arcossauros eram mais diversificados e, além de crocodilianos e aves, eram representados pelos pterossauros (répteis voadores), por diversas formas de dinossauros e outros grupos menos conhecidos.
Onde são encontrados?
No Brasil, os representantes de arcossauros fósseis são encontrados em depósitos fossilíferos do Triássico e do Cretáceo. Os mais antigos são procedentes da Formação Santa Maria, com coletas realizadas de maneira sistemática sobretudo pela UFRGS, PUCRS e UFSM.
Fonte em 30/05/2013: 





Um comentário:

Maté disse...

Fiquei muito feliz por ver o quanto meus livros estão sendo bem trabalhados. Parabéns, professora Sandra.
Se você quiser, pode acessar meu blog em:
caleidoscopiodamateh.blogspot.com.br

Um abraço,
Maté.