segunda-feira, 7 de julho de 2008

Reproduzo abaixo as notícias que saíram em relação a nossa Escola na mídia na semana passada.
Polícia 01/07/2008 18h32min
Onda de violência em escola preocupa moradores do Morro da Cruz
Grupos traficam drogas, brigam e ameaçam professores e alunos na região
A Escola Municipal Morro da Cruz, localizada na Rua Santa Tereza, no bairro Partenon, em Porto Alegre, vem sendo alvo de todo tipo de violência desde o ano passado, segundo moradores da região, que preferem não se identificar. O estabelecimento atende atualmente 1,21 mil alunos do Ensino Fundamental. Conforme as denúncias, grupos de adolescentes formados por alunos e outros jovens se concentram em frente ao local para promover livremente tráfico de drogas, brigas e ameaças contra professores e alunos. Apesar da onda de violência, a 19ª Delegacia de Polícia, que atende o Morro da Cruz, registra poucas ocorrências sobre o caso. Segundo o delegado Ajaribe Rocha Pinto, as pessoas envolvidas têm medo de fazer denúncias, o que dificulta o trabalho da polícia. A prefeitura informou que o caso já é conhecido e que a Secretaria Municipal de Segurança e Direitos Humanos prepara uma série de projetos para tentar tirar os adolescentes da frente da escola e incluir os jovens em atividades socioeducativas.
RÁDIO GAÚCHA

CORREIO DO POVO
PORTO ALEGRE, QUARTA-FEIRA, 2 DE JULHO DE 2008
Escola vira alvo de gangues
Moradores da zona Leste da Capital estão assustados com a violência. A Escola Municipal Morro da Cruz, no Partenon, é alvo de gangues que traficam drogas, promovem brigas e ameaçam professores e alunos em frente ao prédio. Muros e vidraças da instituição são constantemente depredados.

Comentário:

(De uma professora que ainda sonha com uma imprensa que respeite as fronteiras da verdade e espera que os Meios de Comunicação Social não saiam por aí (como faz) dizendo bobagens, inverdades, espalhando preconceitos e reproduzindo idéias simplificadas, e que não colaboram em nada com a construção de uma sociedade melhor).

- Foi “ótimo descobrir" como as matérias e notícias são construídas. A notícia acima, (da rádio Gaúcha) foi elaborada a partir de um e-mail anônimo, e a matéria do Correio a partir da notícia veiculada pela rádio, e ambos não buscaram, em um primeiro momento, ouvir a direção ou a comunidade da Escola.
Pouco importa se o fato narrado é verdade ou mentira, se está parcialmente correto ou incorreto, ou se existem outros pontos de vistas.
Depois da notícia da rádio Gaúcha se espalhar, a Direção da escola, foi procurada por diversos Meios de Comunicação (tv, rádio e jornais). Quando estes foram informados que o que foi relatado no e-mail “não era bem assim”, e ao perceberem que a Escola não tinha professores machucados, que a depredação que acontece não é organizada e nem sistemática (ela acontece, mas de forma desorganizada, não intensiva e há algum tempo), perdeu-se rapidamente o interesse em noticiar e em refletir o que vem acontecendo nas nossas Escolas (sim, esse é um problema de muitas Escolas).

Sobre a notícia:
- Sim, existem situações conflituosas, originadas dentro de sala de aula, corredores e recreios. Temos situações de conflitos entre alunos e entre alunos e professores que se procura resolver no espaço da escola com a intervenção dos professores/direção e quando necessário com o chamamento dos responsáveis. Em situações mais graves são encaminhados ao CT ou ao DECA os envolvidos.

- Sim, temos alunos que matam aula (você nunca matou aula? / É só na Escola do Morro da Cruz que os alunos matam aula?);

- Sim, temos alunos que se reúnem com outros nas esquinas (faltam atividades e espaços para a garotada em turno inverso ao da Escola, muitos pais trabalham o dia inteiro e as crianças e jovens ficam sozinhos e sem o acompanhamento de um adulto durante o turno inverso da Escola).
-Sim, a Escola já foi pichada, não há nada novo, mas vem diminuindo.
-Sim, na comunidade há adolescentes e crianças que jogam pedras na Escola, isto não é de agora. Não encaro isto, como uma ameaça ao meu trabalho como professor, mas vejo como uma forma dos jovens chamarem atenção para si. Sim, isto é perigoso, pode machucar, e é urgente coibir estes atos.
Mas, é necessário dizer que a Escola vem fazendo um trabalho muito positivo, participa do Cidade Escola (programa que prevê o oferecimento de diversas atividades em turno inverso aos seus alunos) e participa do programa Escola Aberta (aos finais de semana a escola oferece atividade para toda a comunidade).
A Escola está organizando o seu Projeto Político Pedagógico e uma nova pesquisa com a comunidade.
A Escola está inserida em uma comunidade que buscou no Orçamento Participativo a sua construção, uma comunidade que se organiza e busca alternativas. Mas, essa comunidade não difere de muitas outras, não está isolada e faz parte de uma sociedade violenta, onde muitos jovens estão sem perspectiva, são oriundos de famílias com baixa remuneração (+ ou – 300 alunos recebem bolsa família na nossa Escola), existem muitas famílias desorganizadas, em uma comunidade bastante matriarcal e com poucos espaços de cultura e lazer.

Desafio da Sociedade:
O quê o Estado e a Sociedade irão fazer para alcançar estes jovens e levá-los a condição de Cidadãos? Como conseguir com que essa juventude não se torne cada vez mais segregada e não use a violência ou a prática de atos ilegais como um estilo de vida?
Como iremos dar conta desse desafio?
A Escola é uma instituição importante, mas um Projeto Educacional eficaz para lidar com esses jovens, não deve envolver apenas uma Escola ou as Escolas no geral é preciso envolver todos: Sociedade e Estado, ou não conseguiremos dar conta desse desafio.

Um comentário:

Anônimo disse...

Sandra, muito importante esta reflexão sobre o papel da imprensa ao veicular "informações" a população. Cabe perguntar oque acontece com nossos veículos? Será que estamos vivendo em um mundo onde a busca pela verdadeira informação está perdendo o sentido? É preciso "criar" fatos recheados de violência para vender jornal? Será que a população quer realmente este tipo de imprensa? Quem está se enganando ou querendo enganar?