quarta-feira, 30 de julho de 2008

Uma boa notícia:

Música: conteúdo obrigatório

No dia 25 de junho, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou em caráter conclusivo projeto de lei do Senado que altera a Lei de Diretrizes Básicas da Educação (LDBEN). A mudança propõe música como conteúdo obrigatório (não exclusivo) na grade curricular dentro do ensino das artes para a Educação Básica. O projeto é de autoria da senadora Roseana Sarney (PMDB-MA) e já foi aprovado pelo Senado. Se não houver recurso, o projeto segue para avaliação do presidente. As escolas terão até três anos letivos para se adaptar às novas regras. Também estabelece que a disciplina de música deverá ser ministrada por professores com formação específica na área.
Fonte: Jornal Extra-Classe do Simpro/RS, ed. 125 de julho/2008



Nos anos 40 o grande Heitor Villa-Lobos, ao regressar de uma temporada em Paris foi convidado por Getúlio Vargas para ocupar o cargo de Secretário da Educação Musical (sim, havia uma secretaria de estado só para a Música!!!!) no Rio de Janeiro. Lá, ele estipulou a obrigatoriedade do ensino de Música nas escolas. Inteligentemente, chamava professores de escolas públicas de todo o Brasil, promovendo cursos de habilitação e qualificação, fazendo com que cada profissional fosse um multiplicador em sua escola de atuação. Nos anos 60 este processo foi sumariamente interrompido e, como outras disciplinas, o ensino da Música deixou de ser obrigatório, sendo automaticamente elitizado. Agora, após tantos anos, por iniciativa de nomes como: Daniela Mercury, Frejat, Gabriel O Pensador e Francis Hime, entre outros, mais o cantor e deputado Frank Aguiar (Relator da proposta na Comissão de Educação e Cultura da Câmara) e a Senadora Roseana Sarney, vemos, embora atrasado, um final feliz. Ou, sob outro ponto de vista, um novo recomeço. Que sejam sinais de novos tempos, com mais alegria, harmonia e desenvolvimento.
Susi

3 comentários:

Sandra Sabino disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Sandra Sabino disse...

Susi, que ótima notícia para todos nós que gostamos de música e de trabalhar com ela na escola. Vamos fazer o Sarau musical na biblioteca em agosto, e mostrar os talentos (teu e de outros professores e dos nossos alunos. OK!!!

Susi Wortmann disse...

Estou aqui, contem comigo!