quarta-feira, 2 de julho de 2008

II- Sugestão de livros da biblioteca (mês de Junho):
Aqui, você encontra comentários breves, de livros interessantes que estão disponíveis na biblioteca.

Infantil:
"As coisas que a gente fala" de Ruth Rocha.

As palavras podem ser cortantes como um fio de uma navalha ou suave como um toque de pena, podem machucar, ferir, alegrar, acalentar...... É isto, que Ruth Rocha conta nesta história, de forma humorada, descomplicada e poética ensina as crianças a força que as palavras podem ter. Leia um trecho do livro:
"As coisas que a gente fala
saem da boca da gente
e vão voando, voando,
correndo sempre pra frente.
Entrando pelos ouvidos
de quem estiver presente."

Pré/adolescente:

"Contos de Encantos, Seduções e Outros quebrantos" de Rogério Andrade Barbosa.

Sempre gostei de ler e contar histórias para meus alunos(as). Mas, neste meu primeiro ano como professora na biblioteca, estou sendo obrigada (diga-se de passagem com muito prazer) a ler muito mais livros infanto-juvenis, para poder indicar, contar e ler histórias interessantes e prazerosas. E um livro que encontrei na biblioteca "Contos de Encantos, Seduções e Outros quebrantos" me remeteu a minha infância, me fazendo lembrar que algumas vezes, à noite, à luz de velas, na zona rural, eu já tinha ouvido algumas dessas histórias. E elas, na época me assombravam e me arrepiavam, fazendo com que ao deitar para dormir, qualquer barulhinho na casa, disparasse meu coração de susto.
Então, não poderia deixar de contar aos alunos (as) dois desses causos, que ouvi na minha infância, que vêm da cultura oral e que povoam a nossa terra. Hoje, estes causos, recebem o nome de Lendas Urbanas, os alunos me contaram que um programa de domingo, está apresentando estas histórias. As duas histórias, já minhas conhecidas (com uma versão um pouco diferente), e que escolhi para contar para os alunos foram: "Quem disse que lobisomem não existe? e À noite, evite portas de cemitérios!"


Coleção:

"Violência, não!" de: Sylvie Girardet e Puig Rosado



Coleção de 6 fábulas, com muito humor, colabora na reflexão de questões importantes, como a ética, o respeito, a convivência em sociedade. As histórias apresentam diversas hipóteses de soluções para o problema proposto e ainda convida que os adultos e as crianças conversem sobre o assunto.
















Adulto:
"Perto do coração selvagem" de Clarice Lispectort

Perto do coração selvagem, é o romance de estréia de Clarice Lispector, e já percebemos o seu enorme talento para construir narrativas introspectivas e em descrever sentimentos de um jeito só seu. É fascinante como ela escreve e nos envolve, levando-nos a perceber a complexidade interior da nossa existência, e a pensar como estamos longe de nosso autoconhecimento.
"(...)Era sempre inútil ter sido feliz ou infeliz. E mesmo ter amado. Nenhuma felicidade ou infelicidade tinha sido tão forte que tivesse transformado os elementos de sua matéria, dando-lhe um caminho único, como deve ser o verdadeiro caminho. Continuo sempre inaugurando, abrindo e fechando círculos de vida, jogando-os de lado, murchos, cheios de passado. Por que tão independente, por que não se fundem num só bloco, servindo-me de lastro?" (trecho do livro)


Nenhum comentário: